Vestibular: Literatura - Modernismo - Vidas Secas - Questões

1. (EU-BA) "O romancista intuiu admiravelmente a condição sub-humana do caboclo sertanejo, com a sua consciência embotada, a sua inteligência retardada, as suas reações devidas a reflexos condicionados por um sofrimento secular. Desta maneira, ao investigar o sentido de um destino coletivo, ele nos dá realmente a medida do homem telúrico, no seu estado primário, autômata e passivamente indiferente, nivelando-se com animais, árvores e objetos."
O trecho acima trata do escritor ....., mais especificamente de seu romance ..... cujo protagonista é .....
  1. Graciliano Ramos - São Bernardo - Fabiano
  2. José Lins do Rego - menino de Engenho - Paulo Honório
  3. Graciliano Ramos - Vidas Secas - Fabiano
  4. Jorge Amado - Jubiabá - Paulo Honório
  5. José Lins do Rego - Fogo Morto - Bentinho

2. (UC-MG) Graciliano Ramos é autor que, no Modernismo, faz parte da:
  1. fase destruidora, que procura romper com o passado.
  2. segunda fase, em que se destaca a ficção regionalista.
  3. fase irreverente, que busca motivos no primitivismo.
  4. geração de 45, que procura estabelecer uma ordem no caos anterior.
  5. década de 60, que transcendentaliza o regionalismo.

3. (EU-Maringá)
"A cachorra espiou o dono desconfiada, enroscou-se no tronco e foi-se desviando até ficar no outro lado da árvore, agachada e arisca, mostrando apenas as pupilas negras. Aborrecido com esta manobra, Fabiano saltou a janela, esgueirou-se ao longo da cerca do curral, deteve-se no mourão do canto e levou de novo a arma ao rosto..."
O excerto acima apresenta uma cena da obra:
  1. Angústia
  2. Vidas Secas
  3. Doidinho
  4. Dom Casmurro
  5. Menino do Engenho

4. (PUCCAMP) O isolamento social e cultura de uma família de retirantes nordestinos e a tragédia do ciúme, provocada por um incontrolável sentimento de posse, são os temas centrais de dois grandes romances de Graciliano Ramos, respectivamente:
  1. Vidas Secas São Bernardo
  2. São Bernardo Vidas Secas
  3. Caetés e Angústia
  4. Angústia e Caetés
  5. São Bernardo e Angústia
5. (UNIFOR-CE)"É perfeita a adequação da técnica literária à realidade expressa. Fabiano, sua mulher, seus filhos rodam num âmbito exíguo, sem saída nem variedade. Daí a construção por fragmentos, quadros quase destacados, onde os fatos se arranjam sem se integrarem, sugerindo um mundo que não se compreende, e se capta apenas por manifestações isoladas."
O texto acima analisa a relação entre a estrutura narrativa e o tema tratado em:
  1. Vidas secas, Graciliano Ramos.
  2. Sagarana, Guimarães Rosa.
  3. Laços de família, Clarice Lispector.
  4. Menino de engenho, José Lins do Rego.
  5. A vida real, Fernando Sabino.

6. (FATEC)
"Diadorim me pôs o rastro dele para sempre em todas essas quisquilhas da natureza. Sei como sei. Som com os sapos sorumbavam.
Diadorim, duro sério, tão bonito, no relume das brasas. Quase que a gente não abria boca; mas era um delém que me tirava para ele – o irremediável extenso da vida."
Assinale a alternativa que apresente, respectivamente: narrador-personagem, obra e autor do texto acima.
  1. Macunaíma – Macunaíma – Mário de Andrade;
  2. Macabea – A Hora da Estrela – Clarice Lispector;
  3. Sofia – Quincas Borba – Machado de Assis.
  4. Riobaldo – Grande Sertão: Veredas – Guimarães Rosa.
  5. Iracema – Iracema – José de Alencar.

7. (FUVEST) Em determinada época, o romance "procurou (...) enraizar fortemente as suas histórias e os seus personagens em espaços e tempos bem circunscritos extraindo de situações culturais típicas a sua visão do Brasil." (Alfredo Bosi).
Esta afirmação aplica-se a
  1. Vidas Secas e Fogo Morto.
  2. Macunaíma A Hora da estrela.
  3. A Hora da estrela e Serafim Ponte Grande.
  4. Fogo Morto e Serafim Ponte Grande.
  5. Vidas Secas e Macunaíma.

8. (PUCCAMP) A leitura de romances como Vidas Secas, São Bernardo ou Angústia permite afirmar sobre Graciliano Ramos que
  1. sua grande capacidade fabuladora e o tom lírico de sua linguagem servem a uma obra dominada pelo impulso, em que se mesclam romantismo e realismo, poesia e documento.
  2. sua obra transcreve as limitações do regional ao evoluir para uma perspectiva universal, ao mesmo tempo que sua expressão parte para o experimentalismo e para as invenções vocabulares inovadoras.
  3. sua obra, preocupada em fixar os costumes e as falas locais do meio rural e da cidade, é um registro fiel da realidade nordestina, quase um documentário transfigurado em ficção.
  4. sua obra, toda condicionada pela realidade humana e social de uma árida região de coronéis e cangaceiros, apresenta uma narrativa linear, mas de linguagem exuberante, própria dos grandes contadores de histórias.
  5. tanto o enfoque trágico do destino do homem ligado às raízes regionais quanto a análise dos conflitos existenciais do homem urbano conferem uma dimensão universal à sua obra.
9. (FUVEST) Assinale a alternativa em que ambos os romances têm como ambiente o sertão brasileiro:
  1. O Sertanejo – Amar, Verbo Intransitivo.
  2. Memórias Póstumas de Brás Cubas – Pelo Sertão.
  3. O Ateneu – Chapadão do Bugre.
  4. Inocência – Vidas Secas.
  5. Cangaceiros – Memorial de Aires.

(FUVEST) Texto para as questões de 10 a 13:
"Vivia longe dos homens, só se dava bem com animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado, confundia-se com o cavalo, guardava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. A pé, não se agüentava bem. Pendia para um lado, para o outro lado, cambaio, torto e feio. Às vezes utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos – exclamações, onomatopéias. Na verdade falava pouco. Admirava as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas, em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas."
(Graciliano Ramos, Vidas Secas)


10. (FUVEST) O texto, no seu conjunto, enfatiza:
  1. a pobreza física de Fabiano.
  2. a falta de escolaridade de Fabiano
  3. a identificação de Fabiano com o mundo animal.
  4. a miséria moral de Fabiano.
  5. a brutalidade e grosseria de Fabiano.
11. (FUVEST) No texto, a referência aos pés:
  1. destoa completamente da frase seguinte.
  2. justifica-se como preparação para o fato de que (Fabiano) "a pé, não se aguentava bem".
  3. acentua a rudeza da personagem, a nível físico.
  4. constitui um jogo de contrastes entre o mundo cultural e o mundo físico da personagem.
  5. serve para demonstrar a capacidade de ação da personagem, através da metáfora "quebrar espinhos."
12. (FUVEST) A tentativa de reproduzir algumas palavras difíceis pode entender-se como:
  1. respeito à cultura literária e à alfabetização.
  2. busca da expressão de idéias.
  3. dificuldade de expressão dos valores de seu mundo cultural.
  4. consciência do valor da palavra como meio de comunicação.
  5. atração por formas alheias a seu universo cultural.
13. (FUVEST) Pode-se dizer que, na linguagem da personagem, as exclamações e onomatopéias funcionam como:
  1. conteúdo.
  2. código.
  3. causa.
  4. vocabulário.
  5. ênfase.
- - - - - - - - - 

Gabarito:

1 - c
2 - b
3 - b
4 - a
5 - a
6 - d
7 - a
8 - e
9 - d
10 - c
11 - c
12 - e
13 - d


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