1. (EU-BA) "O romancista intuiu admiravelmente a condição sub-humana do caboclo sertanejo, com a sua consciência embotada, a sua inteligência retardada, as suas reações devidas a reflexos condicionados por um sofrimento secular. Desta maneira, ao investigar o sentido de um destino coletivo, ele nos dá realmente a medida do homem telúrico, no seu estado primário, autômata e passivamente indiferente, nivelando-se com animais, árvores e objetos."
O trecho acima trata do escritor ....., mais especificamente de seu romance ..... cujo protagonista é .....
- Graciliano Ramos - São Bernardo - Fabiano
- José Lins do Rego - menino de Engenho - Paulo Honório
- Graciliano Ramos - Vidas Secas - Fabiano
- Jorge Amado - Jubiabá - Paulo Honório
- José Lins do Rego - Fogo Morto - Bentinho
2. (UC-MG) Graciliano Ramos é autor que, no Modernismo, faz parte da:
- fase destruidora, que procura romper com o passado.
- segunda fase, em que se destaca a ficção regionalista.
- fase irreverente, que busca motivos no primitivismo.
- geração de 45, que procura estabelecer uma ordem no caos anterior.
- década de 60, que transcendentaliza o regionalismo.
3. (EU-Maringá)
"A cachorra espiou o dono desconfiada, enroscou-se no tronco e foi-se desviando até ficar no outro lado da árvore, agachada e arisca, mostrando apenas as pupilas negras. Aborrecido com esta manobra, Fabiano saltou a janela, esgueirou-se ao longo da cerca do curral, deteve-se no mourão do canto e levou de novo a arma ao rosto..."
O excerto acima apresenta uma cena da obra:
- Angústia
- Vidas Secas
- Doidinho
- Dom Casmurro
- Menino do Engenho
4. (PUCCAMP) O isolamento social e cultura de uma família de retirantes nordestinos e a tragédia do ciúme, provocada por um incontrolável sentimento de posse, são os temas centrais de dois grandes romances de Graciliano Ramos, respectivamente:
- Vidas Secas e São Bernardo
- São Bernardo e Vidas Secas
- Caetés e Angústia
- Angústia e Caetés
- São Bernardo e Angústia
5. (UNIFOR-CE)"É perfeita a adequação da técnica literária à realidade expressa. Fabiano, sua mulher, seus filhos rodam num âmbito exíguo, sem saída nem variedade. Daí a construção por fragmentos, quadros quase destacados, onde os fatos se arranjam sem se integrarem, sugerindo um mundo que não se compreende, e se capta apenas por manifestações isoladas."
O texto acima analisa a relação entre a estrutura narrativa e o tema tratado em:
- Vidas secas, Graciliano Ramos.
- Sagarana, Guimarães Rosa.
- Laços de família, Clarice Lispector.
- Menino de engenho, José Lins do Rego.
- A vida real, Fernando Sabino.
6. (FATEC)
"Diadorim me pôs o rastro dele para sempre em todas essas quisquilhas da natureza. Sei como sei. Som com os sapos sorumbavam.
Diadorim, duro sério, tão bonito, no relume das brasas. Quase que a gente não abria boca; mas era um delém que me tirava para ele – o irremediável extenso da vida."
Assinale a alternativa que apresente, respectivamente: narrador-personagem, obra e autor do texto acima.
- Macunaíma – Macunaíma – Mário de Andrade;
- Macabea – A Hora da Estrela – Clarice Lispector;
- Sofia – Quincas Borba – Machado de Assis.
- Riobaldo – Grande Sertão: Veredas – Guimarães Rosa.
- Iracema – Iracema – José de Alencar.
7. (FUVEST) Em determinada época, o romance "procurou (...) enraizar fortemente as suas histórias e os seus personagens em espaços e tempos bem circunscritos extraindo de situações culturais típicas a sua visão do Brasil." (Alfredo Bosi).
Esta afirmação aplica-se a
- Vidas Secas e Fogo Morto.
- Macunaíma e A Hora da estrela.
- A Hora da estrela e Serafim Ponte Grande.
- Fogo Morto e Serafim Ponte Grande.
- Vidas Secas e Macunaíma.
8. (PUCCAMP) A leitura de romances como Vidas Secas, São Bernardo ou Angústia permite afirmar sobre Graciliano Ramos que
- sua grande capacidade fabuladora e o tom lírico de sua linguagem servem a uma obra dominada pelo impulso, em que se mesclam romantismo e realismo, poesia e documento.
- sua obra transcreve as limitações do regional ao evoluir para uma perspectiva universal, ao mesmo tempo que sua expressão parte para o experimentalismo e para as invenções vocabulares inovadoras.
- sua obra, preocupada em fixar os costumes e as falas locais do meio rural e da cidade, é um registro fiel da realidade nordestina, quase um documentário transfigurado em ficção.
- sua obra, toda condicionada pela realidade humana e social de uma árida região de coronéis e cangaceiros, apresenta uma narrativa linear, mas de linguagem exuberante, própria dos grandes contadores de histórias.
- tanto o enfoque trágico do destino do homem ligado às raízes regionais quanto a análise dos conflitos existenciais do homem urbano conferem uma dimensão universal à sua obra.
9. (FUVEST) Assinale a alternativa em que ambos os romances têm como ambiente o sertão brasileiro:
- O Sertanejo – Amar, Verbo Intransitivo.
- Memórias Póstumas de Brás Cubas – Pelo Sertão.
- O Ateneu – Chapadão do Bugre.
- Inocência – Vidas Secas.
- Cangaceiros – Memorial de Aires.
(FUVEST) Texto para as questões de 10 a 13:
"Vivia longe dos homens, só se dava bem com animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado, confundia-se com o cavalo, guardava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. A pé, não se agüentava bem. Pendia para um lado, para o outro lado, cambaio, torto e feio. Às vezes utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos – exclamações, onomatopéias. Na verdade falava pouco. Admirava as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas, em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas."
(Graciliano Ramos, Vidas Secas)
10. (FUVEST) O texto, no seu conjunto, enfatiza:
- a pobreza física de Fabiano.
- a falta de escolaridade de Fabiano
- a identificação de Fabiano com o mundo animal.
- a miséria moral de Fabiano.
- a brutalidade e grosseria de Fabiano.
11. (FUVEST) No texto, a referência aos pés:
- destoa completamente da frase seguinte.
- justifica-se como preparação para o fato de que (Fabiano) "a pé, não se aguentava bem".
- acentua a rudeza da personagem, a nível físico.
- constitui um jogo de contrastes entre o mundo cultural e o mundo físico da personagem.
- serve para demonstrar a capacidade de ação da personagem, através da metáfora "quebrar espinhos."
12. (FUVEST) A tentativa de reproduzir algumas palavras difíceis pode entender-se como:
- respeito à cultura literária e à alfabetização.
- busca da expressão de idéias.
- dificuldade de expressão dos valores de seu mundo cultural.
- consciência do valor da palavra como meio de comunicação.
- atração por formas alheias a seu universo cultural.
13. (FUVEST) Pode-se dizer que, na linguagem da personagem, as exclamações e onomatopéias funcionam como:
- conteúdo.
- código.
- causa.
- vocabulário.
- ênfase.
- - - - - - - - -
2 - b
3 - b
4 - a
5 - a
6 - d
7 - a
8 - e
9 - d
10 - c
11 - c
12 - e
13 - d
Gabarito:
1 - c2 - b
3 - b
4 - a
5 - a
6 - d
7 - a
8 - e
9 - d
10 - c
11 - c
12 - e
13 - d
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