Vestibular - Literatura - Modernismo - Questões 41 a 60


41. (UC-MG) Graciliano Ramos é autor que, no Modernismo, faz parte da:
  1. fase destruidora, que procura romper com o passado.
  2. segunda fase, em que se destaca a ficção regionalista.
  3. fase irreverente, que busca motivos no primitivismo.
  4. geração de 45, que procura estabelecer uma ordem no caos anterior.
  5. década de 60, que transcendentaliza o regionalismo.
42. (EU-Maringá)
"A cachorra espiou o dono desconfiada, enroscou-se no tronco e foi-se desviando até ficar no outro lado da árvore, agachada e arisca, mostrando apenas as pupilas negras. Aborrecido com esta manobra, Fabiano saltou a janela, esgueirou-se ao longo da cerca do curral, deteve-se no mourão do canto e levou de novo a arma ao rosto..."
O excerto acima apresenta uma cena da obra:
  1. Angústia
  2. Vidas Secas
  3. Doidinho
  4. Dom Casmurro
  5. Menino do Engenho
43. (PUCCAMP) Em sua obra, "a tendência regionalista acaba assumindo a característica de experiência estética universal, compreendendo a fusão entre o real e o mágico, de forma a radicalizar os processos mentais e verbais inerentes ao contexto fornecedor de matéria-prima. O folclórico, o pitoresco e o documental cedem lugar a uma maneira nova de repensar as dimensões da cultura, flagrada em suas articulações no mundo da linguagem".
Esse conjunto de características descreve a obra de:
  1. Clarice Lispector
  2. José Cândido de Carvalho
  3. Erico Verissimo
  4. Jorge Amado
  5. Guimarães Rosa
44. (PUCCAMP) O isolamento social e cultura de uma família de retirantes nordestinos e a tragédia do ciúme, provocada por um incontrolável sentimento de posse, são os temas centrais de dois grandes romances de Graciliano Ramos, respectivamente:
  1. Vidas Secas São Bernardo
  2. São Bernardo Vidas Secas
  3. Caetés e Angústia
  4. Angústia e Caetés
  5. São Bernardo e Angústia
45. (VUNESP) Leia com atenção o texto a seguir:
"– Ara, ara, bichinha. antes pelesses mundões, viu-que-te-viu, avistei deparado muito que assim-assim, luziluzindo, eu figurava rindo que nem-nem. apois. A senhora tolere. Não gloso. Deus esteja, que-que vem a ser isso que nem-nem o que for?"
Neste trecho, extraído da obra Vencecavalo e o outro povo, o autor, João Ubaldo Ribeiro, alude parodisticamente ao estilo de:
  1. Graciliano Ramos
  2. José Lins do Rego
  3. João Guimarães rosa
  4. Osman Lins
  5. Dalton Trevisan
46. (VUNESP)
"Descendente de senhores de engenho, o romancista soube fundir, numa linguagem de forte e poética oralidade, as recordações da infância e da adolescência com o registro intenso da vida nordestina colhida por dentro, através dos processos mentais de homens e mulheres que representam a gama étnica e social da região".
O trecho acima refere-se ao autor de
  1. Vidas Secas
  2. Fogo Morto
  3. Grande Sertão: veredas
  4. A Hora da Estrela
  5. Tempo e o Vento
47. (PUCCAMP)
"O romance é narrado na primeira pessoa, em monólogo ininterrupto, por um velho fazendeiro do Norte de Minas, antigo jagunço. Na estrutura do livro, os fatos são transpostos para uma atmosfera lendária e o real se cruza com o fantástico."
As afirmações acima referem-se à obra-prima de um grande escritor brasileiro moderno:
  1. Saragana, de João Guimarães Rosa.
  2. Cangaceiros, de José Lins do Rego.
  3. Menino do Engenho, de José Lins do Rego.
  4. Grande Sertão: veredas, de João Guimarães Rosa.
  5. Tempo e o Vento, de Erico Verissimo.
48. (UFPA) Em fevereiro de 1909, Marinetti publicou na Europa um manifesto cujas idéias desencadearam o:
  1. Dadaísmo
  2. Futurismo
  3. Surrealismo
  4. Romantismo
  5. Simbolismo.
49. (UFPA) As idéias de Marinetti influenciaram muito os nossos autores. Dele, os escritores brasileiros seguiram:
  1. a exacerbação do nacional e a sintaxe tradicional.
  2. a paixão pela metáfora, intelectualista e rebuscada, e pelas frases de efeito.
  3. a negação do passado e o uso de palavras em liberdade.
  4. conceito de felicidade na vida em contato com a natureza e a fé na razão e na ciência.
  5. gosto pelo psicologismo na ficção e a supervalorização da natureza.
50. (PUC-RJ) O movimento artístico-literário que mobilizou parcela significativa da intelectualidade brasileira durante a década de 20 e procurou romper com os padrões europeus da criação tinha como proposta:
  1. a tentativa de buscar um conteúdo mais popular para a problemática presente nas diferentes formas de manifestação artística.
  2. a tentativa de recuperação das idealizações românticas ligadas à temática do índio brasileiro.
  3. a valorização do passado colonial, ressaltada a influência portuguesa sobre a nossa sintaxe.
  4. a tentativa de constituição, no campo das artes, da problemática da nacionalidade, ressaltadas as peculiaridades do povo brasileiro.
  5. a desvalorização da problemática regionalista, contida nas lendas e mitos brasileiros.
Assinale:
  1. se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas.
  2. se somente as afirmativas I e V estiverem corretas.
  3. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  4. se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.
  5. se somente as afirmativas II e V estiverem corretas.
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51. (PUCSP) A Semana de Arte Moderna (1922), expressão de um movimento cultural que atingiu todas as nossas manifestações artísticas, surgiu de uma rejeição ao chamado colonialismo mental, pregava uma maior fidelidade à realidade brasileira e valorizava sobretudo o regionalismo. Com isto pode-se dizer que:
  1. romance regional assumiu características de exaltação, retratando os aspectos românticos da vida sertaneja.
  2. a escultura e a pintura tiveram seu apogeu com a valorização dos modelos clássicos.
  3. movimento redescobriu o Brasil, revitalizando os temas nacionais e reinterpretando nossa realidade.
  4. os modelos arquitetônicos do período buscaram sua inspiração na tradição do barroco português.
  5. a preocupação dominante dos autores foi com o retratar os males da colonização.
52. (FIUbe-MG) O Modernismo brasileiro preocupava-se em criar uma arte essencialmente brasileira. Entretanto, alguns dos primeiros escritores desse movimento estético, no Brasil, sofreram influências:
  1. do futurismo
  2. do Concretismo
  3. do Hiper-realismo
  4. da arte popular
  5. da arte cinética.
53. (UCP-PR) Movimento literário brasileiro que recebeu influências de vanguardas européias, tais como o Futurismo e o Surrealismo:
  1. Modernismo
  2. Parnasianismo
  3. Romantismo
  4. Realismo
  5. Simbolismo
54. (UFPE)
  1. Com o Modernismo, desenvolveu-se a preocupação de valorizar nossa tradição artística, sobretudo teve início um verdadeiro trabalho de retomada crítica da nossa produção literária do passado.
  2. A Semana de Arte Moderna foi, não resta dúvida, um acontecimento marcado por idéias renovadoras; não se pode negar, contudo, o fato de ter desencadeado certas conseqüências negativas; uma delas, por exemplo, foi certo clima de intranqüilidade, tanto no aspecto social como no ideológico.
  3. A primeira fase do movimento modernista no Brasil foi marcada por um comportamento iconoclasta; a utilização do poema-piada, da liberdade de expressão, do coloquialismo na linguagem literária atestam certo nível de irreverência típica dessa fase.
Responda:
  1. se as três estiverem certas
  2. se I e II estiverem certas.
  3. se II e III estiverem certas.
  4. se I e III estiverem certas.
  5. se nenhuma estiver certa.
55. (UCP-PR) Baseando-se no trecho abaixo, responda obedecendo ao código.
"Trem de ferro
Café com pão
Café com pão
Café com pão
Virge Maria que foi isto maquinista?"
(Manuel Bandeira)
  1. A significação do trecho provém da sugestão sonora.
  2. O poeta utiliza expressões da fala popular brasileira.
  3. A temática e a estrutura do poema contrariam o programa poético do Modernismo.
    1. se I, II e III forem corretas.
    2. se I e II forem corretas e III incorreta.
    3. se I, II e III forem incorretas.
    4. se I for incorreta e II e III corretas.
    5. se I e II forem incorretas e apenas III correta.
56. (FESP-PE)
"Quando as casas baixarem de preço,/ Laura Moura, prenda minha,/ Uma delas será sua sem favor./ Lá fora a bulha da cidade/ Disfarçará nosso prazer.../ E a gente, numa rede maranhense,/ Ao som dum jazz bem blue,/ Balancearemos no calor da noite,/ Sonhando com o sertão."
Assinale a afirmativa que não constitui característica do Modernismo e que, assim, não se aplica ao texto acima.
  1. Valorização poética de aspectos da realidade tradicionalmente considerados prosaicos.
  2. Utilização de versos simétricos, porém brancos.
  3. Integração na nossa cultura de manifestações artísticas estrangeiras.
  4. Síntese poética da nacionalidade pela integração de diversos aspectos culturais do país.
  5. Aproximação dos padrões da linguagem coloquial.
57. (UCP-PR) Ano decisivo para o Modernismo brasileiro é 1917, já que nele aparecem produções que iriam revolucionar a arte literária brasileira. Da lista abaixo, o que apareceu pela primeira vez em 1917?
  1. Wilson Martins: O Modernismo e Mário da Silva Brito: Antecedentes da Semana de Arte Moderna.
  2. Monteiro Lobato: Urupês e Manuel Bandeira: Carnaval.
  3. Anita Malfatti: Homem amarelo e Mulher de cabelos verdes e Di Cavalcanti: Carnaval.
  4. Mário de Andrade: Paulicéia desvairada e Graça Aranha: Canaã.
  5. Menotti del Picchia: Juca Mulato e Manuel Bandeira: A cinza das horas.
58. (PUC-RS)
"O que eu adoro em tua natureza,
Não é o profundo instinto maternal
Em teu flanco aberto como uma ferida.
Nem tua pureza. Nem tua impureza.
O que eu adoro em ti – lastima-me e consola-me!
O que eu adoro em ti, é a vida."
A estrofe acima é um exemplo do traço de ..... e de ..... que existe na obra de Manuel Bandeira.
  1. rebeldia - ódio pela vida
  2. melancolia - indiferença pelo mundo
  3. ternura - paixão pela existência
  4. saudade - medo ao cotidiano
  5. amargura - conformismo com o destino
59. (FMABC-SP) De Manuel Bandeira, é válido dizer que:
  1. foi um poeta típico do período crepuscular anterior ao Modernismo.
  2. voltou-se sobretudo para o mundo interior, procurando captar, com sua sensibilidade delicada, as nuanças da sombra, do indefinido, da morte.
  3. foi um dos grandes agitadores da literatura brasileira e, em sua obra, salientam-se experiências semânticas que fazem dele um precursor da poesia concreta.
  4. soube conciliar a notação intimista com o registro do mundo exterior, e sua obra poética abrange desde poemas de tom parnasiano até experiências concretistas.
  5. exaltou a cidade natal, fez a apologia da preguiça criadora, valorizou os mitos amazônicos.
60. (VUNESP) Embora tenha publicado dois livros de poesia caracterizadamente modernista, Manuel Bandeira manteve sempre muita independência em relação às diversas correntes literárias. Assinale a alternativa que apresenta os títulos corretos de suas obras modernistas, bem como uma de suas características mais marcantes:
  1. Clan do Jabuti e Libertinagem, singeleza formal.
  2. Remate de males e O ritmo dissoluto, virtuosismo rítmico.
  3. A cinza das horas e Carnaval, ardente e contido sopro erótico.
  4. Losango cáqui e Mafuá do malungo, expressão do nacional.
  5. ritmo dissoluto e Libertinagem, incorporação do prosaico.
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