11. (PUC-SP) "Confidência do itabirano" faz parte do livro A rosa do povo. Nesta obra verifica-se:
- uma análise do comportamento humano, na relação cidade e campo.
- apenas uma teoria de sua própria produção poética.
- uma reflexão sobre os valores teológicos e metafísicos do homem contemporâneo.
- uma predileção por temas eróticos e sensuais.
- uma temática social e política e uma denúncia das dilacerações do mundo.
12. (FATEC-SP) O trecho do poema que faz referência a uma transformação de ordem econômica, contrapondo passado e presente, é:
- "E esse alheamento do que na vida é porosidade e comunicação".
- "A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,/ vem de Itabira."
- "Tive ouro, tive gado, tive fazendas/ Hoje sou funcionário público.
- "Principalmente nasci em Itabira./ Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro."
- "De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço."
13. (PUC-SP)
"...................
da garrafa estilhaçada,
no ladrilho já sereno
escorre uma coisa espessa
que é leite, sangue... não sei.
Por entre objetos confusos,
mal redimidos da noite,
duas cores se procuram,
suavemente se tocam,
amorosamente se enlaçam,
formando um terceiro tom
a que chamamos aurora."
(Carlos Drummond de Andrade)
Nos fragmentos acima, Carlos Drummond de Andrade constrói, poeticamente, a aurora. O que permite visualizar este momento do dia corresponde:
- a objetos confusos mal redimidos da noite.
- à garrafa estilhaçada e ao ladrilho sereno.
- à aproximação suave de dois corpos.
- ao enlace amoroso de duas cores.
- ao fluir espesso do sangue sobre o ladrilho.
14. (UFOP-MG) Observe o texto abaixo
"Fazendeiros de cana
Minha terra tem palmeiras?
Não. Minha terra tem engenhocas de rapadura e cachaça
e açúcar marrom, tiquinho, para o gasto.
.......................
Tem cana caiana e cana crioula,
cana-pitu, cana rajada, cana-do-governo
e muitas outras canas de garapas,
e bagaço para os porcos em assembléia grunhidora
diante da moenda
movida gravemente pela junta de bois
de sólida tristeza e resignação.
As fazendas misturam dor e consolo
em caldo verde-garrafa
e sessenta mil-réis de imposto fazendeiro."
(Carlos Drummond de Andrade).
Assinale a alternativa incorreta:
Carlos Drummond de Andrade, neste poema, valendo-se de uma das linguagens desenvolvidas pelo Modernismo:
- retoma a linguagem do poema romântico, de maneira simétrica e linear, apontando a ideologia nele subjacente.
- retoma parodisticamente um importante poema do Romantismo brasileiro.
- faz, em relação ao romântico, uma ruptura ao nível da consciência e ao nível da linguagem.
- satiriza o sentimento ufanista, comum aos poetas românticos.
- desmitifica a visão ingênua dos românticos, operando uma leitura crítica da realidade.
15. (FUVEST-SP) O verso "Só se estivesse alienado", que funciona como um refrão no "romance LXXIII ou da inconformada Marília", registra a reação desta personagem do Romanceiro da Inconfidência à informação de que:
- seu amado, o inconfidente e poeta Cláudio Manuel da Costa, se suicidara na prisão.
- seu primo-irmão, o inconfidente Joaquim Silvério dos Reis, traíra os companheiros de conjura, delatando-os.
- seu noivo, o poeta e inconfidente Tomás Antônio Gonzaga, se casara em África.
- seu prometido, o árcade e inconfidente Dirceu, se suicidara na prisão.
- seu companheiro na Inconfidência, o alferes Tiradentes, assumira sozinho toda a culpa da conjuração.
16. (ESPM-SP) O soneto, como formato fixo de poesia, teve e tem muitos cultores. Alguns extraordinários. Entre os poetas brasileiros contemporâneos a seguir citados, qual deles se notabilizou nessa modalidade literária?
- João Cabral de Melo Neto.
- Vinícius de Moraes.
- Ferreira Gullar.
- Cecília Meireles.
- Carlos Drummond de Andrade.
17. (FEI-SP)
"Alguns anos vivi em Itabira
Principalmente nasci em Itabira
Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro."
(Carlos Drummond de Andrade)
Sobre o autor do texto, é incorreto afirmar:
- fato de ter nascido em Itabira, Minas Gerais, foi um dos temas recorrentes de sua obra literária.
- escreveu o mais famoso dos romances modernos de nossa literatura: Vaga música.
- poeta, contista, ensaísta e cronista, desprezou o nacionalismo folclórico e exótico da geração que o antecedeu, em busca de uma maturidade estética.
- nas suas poesias [sic], encontram-se a ironia, o humor, a linguagem cotidiana usada em versos livres, próprios da poesia modernista; muitos dos seus sentimentos pessoais são revelados com sensibilidade e leve amargura.
- seu poema "No meio do caminho" constitui um marco do Movimento Modernista.
18. (UFRS) A década de 30, no Brasil, foi um momento de tomada de consciência da realidade nacional. Na literatura, os mais graves problemas sociais foram retratados objetiva e criticamente por escritores nordestinos; nas artes plásticas, depois das grandes mudanças da década de 20, também a realidade passou a ser tema freqüente. Assinale a alternativa que apresenta um escritor e um pintor, respectivamente, que abordem essa temática:
- Erico Verissimo e Heitor dos Prazeres.
- Graciliano Ramos e Cândido Portinari.
- Raquel de Queirós e Anita Malfatti.
- José Américo de Almeida e Iberê Camargo.
- Dionélio Machado e Cícero Dias.
19. (FMABC-SP) O romance regionalista nordestino enfoca sistematicamente a vida nos engenhos, a seca, o retirante e o cangaço.
Assinale a obra e o autor que estão fora dessa característica.
- Menino de engenho, José Lins do Rego.
- A bagaceira, José Américo de Almeida.
- Vidas secas, Graciliano Ramos.
- Clarissa, Erico Verissimo.
- n.d. a.
20. (UNISINOS-RS) Sem dúvida o maior líder da Semana de Arte Moderna no Brasil foi:
- Carlos Drummond de Andrade
- Mário de Andrade
- Manuel Bandeira
- Cassiano Ricardo
- Oswald de Andrade.
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