Vestibular - Questões sobre "Iracema", de José de Alencar


1. (USP) O índio, em alguns romances de José de Alencar, como Iracema e Ubirajara, é:
  1. retratado com objetividade, numa perspectiva rigorosa e científica.
  2. idealizado sobre o pano de fundo da natureza, da qual é o herói épico.
  3. pretexto episódico para descrição da natureza.
  4. visto com o desprezo do branco preconceituoso, que o considera inferior.
  5. representado como um primitivo feroz e de maus instintos.
2. (UCP-PR) Livros indianistas de José de Alencar:
  1. Iracema, Ubirajara, Inocência
  2. O guarani, Iracema, A escrava Isaura
  3. A Moreninha, Iracema, Lucíola
  4. Memórias de um sargento de milícias, O Guarani, O tronco do ipê
  5. Ubirajara, O guarani, Iracema.
3. (MACK-SP) José de Alencar tenta mostrar um painel das relações do índio brasileiro com o homem europeu.
Mostra, inclusive, o índio antes da chegada dos portugueses, o princípio de sua miscigenação, e, posteriormente, o mesmo já totalmente cristianizado, num estado de quase servidão em relação ao homem branco.
Assinale a alternativa em que aparecem, respectivamente, nomes de romances que exemplifiquem tais temáticas.
  1. Iracema – Ubirajara – O Sertanejo
  2. As Minas de Prata – Til – O Sertanejo
  3. Lucíola – A Pata da Gazela – Ubirajara
  4. Ubirajara – Senhora – Til
  5. Ubirajara – Iracema – O Guarani
4. (MACK-SP) Sobre Iracema, é incorreto afirmar que:
  1. relacionamento entre Martim e Iracema seria uma alegoria das relações entre metrópole e colônia.
  2. Iracema é descrita de uma forma idealizante, comparada com elementos da natureza, característica própria do Romantismo.
  3. personagem Martim é lendário; nunca existiu, tratando-se, portanto, de uma figura fictícia.
  4. Moacir, que em tupi quer dizer “filho da dor”, é levado por Martim para a Europa.
  5. romance é narrado em terceira pessoa, com narrador onisciente.

5. (PUCCAMP-SP) Sobre José de Alencar, é correto afirmar-se que:
  1. fixou um dos mais caros modelos da sensibilidade brasileira, o do índio ideal, principalmente pelo fato de ter focalizado o indígena sempre em seu habitat, longe do contato com outras raças, como em O Guarani e Iracema.
  2. foi sensível ao drama vivido pelo homem numa sociedade burguesa – a necessidade de obter dinheiro e a de preservar a integridade da vida do espírito – e deu a esse conflito o tratamento que determinou sua ruptura definitiva com o idealismo do escritor romântico, como se vê em Lucíola e em Senhora.
  3. fez-se presente nos três tipos em que se manifestou a ficção da época – determinados pelo espaço em que se desenvolve a narrativa: cidade, campo, selva –, de que são exemplos Lucíola, O Sertanejo e Iracema.
  4. dotou os protagonistas, nos romances heroicos (O Sertanejo, O Guarani) de características ideais, mas, subordinando-os aos acontecimentos da vida corrente, obrigou-os a cometerem atos degradantes.
  5. foge, num aspecto, do que era uma tendência da ficção romântica, o interesse pelo passado, quer do indivíduo, quer da nação, pois voltou-se apenas para a observação da realidade contemporânea, como em Lucíola e Senhora.
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6. (UFMG) Todas as passagens de Iracema, de José de Alencar, estão corretamente explicadas, exceto:
A filha de Araquém escondeu no coração a sua ventura.
  1. Ficou tímida e quieta como a ave que pressente a borrasca no horizonte.= Iracema entrega-se a Martim.
  2. Iracema preparou as tintas. O chefe, embebendo as ramas da pluma, traçou pelo corpo os riscos vermelhos e pretos, que ornavam a grande nação pitiguara.= O chefe pinta Martim, preparando-o para o combate com os tabajaras.
  3. Iracema, sentindo que se lhe rompia o seio, buscou a margem do rio, onde crescia o coqueiro.= Iracema prepara-se para dar à luz a Moacir.
  4. O guerreiro branco é hóspede de Araquém. A paz o trouxe aos campos de Ipu, a paz o guarda.Quem ofende o estrangeiro ofende o Pajé.
    = Iracema protege Martim da fúria de Irapuã.
  5. Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra, sua vista perturba-se.= Martim aparece pela primeira vez a Iracema, que saía do banho.
 7. (FUVEST-2011) Leia o trecho de Machado de Assis sobre Iracema, de José de Alencar, e responda ao que se pede.

“....... é o ciúme e o valor marcial; ....... a austera sabedoria dos anos; Iracema o amor. No meio destes caracteres distintos e animados, a amizade é simbolizada em ....... . Entre os indígenas a amizade não era este sentimento, que à força de civilizar-se, tornou-se raro; nascia da simpatia das almas, avivava-se com o perigo, repousava na abnegação recíproca; ....... e ....... são os dois amigos da lenda, votados à mútua estima e ao mútuo sacrifício”.

Machado de Assis, Crítica.

No trecho, os espaços pontilhados serão corretamente preenchidos, respectivamente, pelos nomes das seguintes personagens de Iracema:

a) Caubi, Jacaúna, Araquém, Araquém, Martim.
b) Martim, Irapuã, Poti, Caubi, Martim.
c) Poti, Araquém, Japi, Martim, Japi
d) Araquém, Caubi, Irapuã, Irapuã, Poti. 
e) Irapuã, Araquém, Poti, Poti, Martim.

8. (FUVEST 2009)
Em um poema escrito em louvor de Iracema, Manuel Bandeira afirma que, ao compor esse livro, Alencar:
“[...] escreveu o que é mais poema Que romance, e poema menos Que um mito, melhor que Vênus.”
Segundo Bandeira, em Iracema:
 
 
 
 
 
9. (UFSC 2011)
A partir da leitura do romance Iracema, e considerando o contexto do Romantismo brasileiro, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
 
 
 
 
 
 

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Gabarito:

1 - b
2 - e
3 - e
4 - c
5 - c
6 - b
7 - e
8 - b
9 - c , f




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