Vestibular - Literatura - Modernismo - Questões 01 a 10

"O último poema
Assim eu quereria o meu último poema
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem explicação."
(Manuel Bandeira, Libertinagens)
Neste texto, ao indicar as qualidades que deseja para o "último poema", o poeta retoma dois temas centrais de sua poesia. Um deles é a valorização da simplicidade; o outro é:
  1. a verificação da inutilidade da poesia diante da morte.
  2. a coincidência da morte com o máximo de intensidade vital.
  3. a capacidade, própria da poesia, de eliminar a dor.
  4. a autodestruição da poesia, de eliminar a dor.
  5. a autodestruição da poesia em um meio hostil à arte.
  6. a aspiração a uma poesia pura e lapidar, afastada da vida.
2. (F.CARLOS CHAGAS-SP) Do período literário que se inicia em 1928 ao período imediatamente anterior, podemos dizer que:
  1. a década de 30 é continuação natural do movimento de 22, acrescentando-lhe o tom anárquico e a atitude aventureira.
  2. segundo momento do Modernismo abandonou a atitude destruidora, buscando uma recomposição de valores e a configuração de nova ordem estética.
  3. a década de 20 representa uma desagregação das idéias e dos temas tradicionais; a de 30 destrói as formas ortodoxas de expressão.
  4. as propostas literárias da década de 20 só se veriam postas em prática no decênio seguinte.
  5. segundo momento do Modernismo assumiu como armas de combate o deboche, a piada, o escândalo e a agitação.
3. (PUC-RS)
"Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas
e a cor que escorre dos meus dedos
colore as areias desertas"
A estrofe acima revela um dos tópicos dominantes na poesia de Cecília Meireles, que é a percepção ..... do mundo.
  1. sentimental.
  2. racional.
  3. emotiva.
  4. sensorial.
  5. onírica.
4. (FUVEST-SP)
"Dados biográficos
Mas que dizer do poeta
numa prova escolar?
Que ele é meio pateta
e não sabe rimar?
Que veio de Itabira,
terra longe e ferrosa?
E que seu verso vira,
de vez em quando, prosa?
....................................
Que encontro no caminho
uma pedra e, estacando,
muito riso escarninho
o foi logo cercando?"
Esses "dados biográficos" são do poeta:
  1. Jorge de Lima.
  2. Manuel Bandeira.
  3. João Cabral de Melo Neto.
  4. Guilherme de Almeida.
  5. Carlos Drummond de Andrade.
5. (PUC-RS)
"Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos."
Um dos traços da poesia de Carlos Drummond de Andrade, como demonstram os versos acima, é a ..... entre as estrofes, o que nos oferece uma idéia de fragmentação da realidade.
  1. disponibilidade
  2. carência.
  3. descontinuidade.
  4. indagação.
  5. dissolução.
6. (UFRS) Poeta que estreou em 1930, com Alguma poesia, e cuja obra apresenta, por um lado, o cotidiano com o humor nele contido e, por outro, a visão transcendente da realidade diária. Trata-se de:
  1. Carlos Drummond de Andrade.
  2. Augusto Frederico Schmidt.
  3. Manuel Bandeira.
  4. Murilo Mendes.
  5. Cassiano Ricardo.

7. (CESESP-PE) Assinalar a série em que todas as obras são de Carlos Drummond de Andrade.
  1. Brejo das almas; Paulicéia desvairada; Fazendeiro do ar.
  2. Lição de coisas/ Amar, verbo intransitivo; Contos de aprendiz.
  3. Confissões de Minas; Câmara ardente; Broquéis.
  4. Claro enigma; Clã do Jabuti; Kyriale.
  5. Sentimento do mundo; A rosa do povo; Claro enigma.
8. (PUC-RS)
"Não faça versos sobre acontecimentos,
Não há criação nem morte perante a poesia.
Diante dela, a vida é um sol estático,
Não aquece nem ilumina."
Uma das constantes da obra de Carlos Drummond de Andrade, como se verifica nos versos acima, é:
  1. a louvação do homem social.
  2. negativismo destrutivo.
  3. a violação e desintegração da palavra.
  4. pessimismo lírico.
  5. questionamento da própria poesia.
9. (CESESP-PE)
"Mundo mundo vasto mundo
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é o meu coração."
Nessa estrofe, o poeta:
  1. deixa claro que desejaria mudar de nome
  2. declara que seu nome é sonoro por causa da rima
  3. afirma que a questão central não é o nome e sim sua origem.
  4. tem dúvida quanto ao tamanho do seu coração.
  5. sugere que a atividade poética não consiste apenas em "fazer rimas".
10. (UM-SP) É incorreto afirmar sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade que:
  1. seu posicionamento individualista o afasta da problemática do homem comum, do dia-a-dia.
  2. uma de suas temáticas é a reflexão em torno da própria poesia.
  3. a lembrança de Itabira, sua terra natal, aparece em parte de sua obra.
  4. ocorre-lhe, muitas vezes, a mostragem de uma angústia proveniente de acreditar que não há saída para a problemática existencial.
  5. a ironia madura é uma das características marcantes de sua poesia.

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