Vestibular - Literatura - Pré-Modernismo - Questões 9 a 19 - com gabarito

  1. 9. (UNITAU-SP)
    "Só ele não fala, não canta, não ri, não ama. Só ele, no meio de tanta vida, não vive."
    Os comentários acima são endereçados por Monteiro Lobato:
    1. ao nordestino.
    2. ao menor.
    3. ao sertão.
    4. ao caboclo.
    5. ao paulistano.
    10. (UEL-PR) Nas duas primeiras décadas de nosso século, as obras de Euclides da Cunha e de Lima Barreto, tão diferentes entre si, têm como elemento comum:
    1. a intenção de retratar o Brasil de modo otimista e idealizante.
    2. a adoção da linguagem coloquial das camadas populares do sertão.
    3. a expressão de aspectos até então negligenciados da realidade brasileira.
    4. a prática de um experimentalismo lingüístico radical.
    5. o estilo conservador do antigo regionalismo romântico.
    11. (VUNESP) Leia os versos que seguem:
    "Como quem esmigalha protozoários
    Meti todos os dedos mercenários...
    Na consciência daquela multidão...
    E, em vez de achar a luz que os céus inflama,
    Somente achei moléculas de lama
    E a mosca alegre da putrefação!"
    Esses versos apresentam em conjunto características relativas a ritmo, métrica, vocabulário, sintaxe e figuras de linguagem, tornando possível a identificação de um estilo mesclado de dois estilos artísticos diferentes. Esse estilo foi marca inconfundível de um autor brasileiro que os críticos em geral consideram de difícil enquadramento histórico-literário.
    Tendo em vista tais informações, assinale a alternativa correta.
    1. O autor é Machado de Assis e os estilos mesclados são Realismo e Modernismo.
    2. O autor é José de Alencar da última fase e os estilos mesclados são Romantismo e Realismo.
    3. O autor é Augusto dos Anjos e os estilos mesclados são Simbolismo e Naturalismo.
    4. O autor é Castro Alves e os estilos mesclados são Romantismo e Realismo.
    5. O autor é Sousândrade e os estilos mesclados são Romantismo e Modernismo.
    12. (UFRGS-RS) Lima Barreto é um autor que se caracteriza por criar tipos:
    1. rústicos, ligados ao campo.
    2. aristocratas, ligados ao campo.
    3. aristocratas, ligados à cidade.
    4. burgueses, ligados à cidade.
    5. populares, ligados ao subúrbio.
    13. (PUC-RS) Na figura de ....., Monteiro Lobato criou o símbolo do brasileiro abandonado ao seu atraso e miséria pelos poderes públicos.
    1. O Cabeleira
    2. Jeca Tatu
    3. João Miramar
    4. Blau Nunes
    5. Augusto Matraga
    14. (PUC-RS) A obra pré-modernista de Euclides da Cunha situa-se entre a ..... e a ..... .
    1. História - Psicologia
    2. Geografia - Economia
    3. Literatura - Sociologia
    4. Arte - Filosofia
    5. teologia - Geologia
    15. (FAUS-SP) Criador da literatura infantil brasileira. Criticado por seu agnosticismo, pois era influenciado pelo evolucionismo, positivismo e materialismo de fins do século passado.
    1. Monteiro Lobato
    2. Jorge de Lima
    3. Rui Barbosa
    4. José de Anchieta
    5. José Lins do Rego
    16. (PUC-RS)
    "Triste a escutar, pancada por pancada.
    A sucessividade dos segundos,
    Ouço em sons subterrâneos, do orbe oriundos,
    O choro da energia abandonada."
    A crítica reconhece na poesia de Augusto dos Anjos, como exemplifica a estrofe, a forte presença de uma dimensão:
    1. niilista.
    2. patológica.
    3. cósmica.
    4. estética.
    5. metafísica.
    17. (VUNESP) Volume contendo doze histórias tiradas do sertão paulista, foi citado por rui Barbosa, em discurso no Senado, apontando o personagem Jeca Tatu como o protótipo do camponês brasileiro.
    Aponte o autor e sua obra:
    1. Monteiro Lobato - Urupês
    2. Lima Barreto - Cemitério dos vivos
    3. Monteiro Lobato - Cidades mortas
    4. Coelho Neto - Fogo-fátuo
    5. Euclides da Cunha - Contrastes e confrontos
    18. (UFRGS-RS) Uma atitude comum caracteriza a postura literária de autores pré-modernistas, a exemplo de Lima Barreto, Graça Aranha, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha. Pode ela ser definida como:
    1. a necessidade de superar, em termos de um programa definido, as estéticas românticas e realistas.
    2. pretensão de dar um caráter definitivamente brasileiro à nossa literatura, que julgavam por demais europeizada.
    3. uma preocupação com o estudo e com a observação da realidade brasileira.
    4. a necessidade de fazer crítica social, já que o Realismo havia sido ineficaz nessa matéria.
    5. aproveitamento estético do que havia de melhor na herança literária brasileira, desde suas primeiras manifestações.
    19. (FATEC-SP) Assinale a alternativa incorreta.
    1. Nos primeiros vinte anos deste século, a produção literária brasileira é marcada por diversidades, abrangendo, ao mesmo tempo, obras que questionam a realidade social e obras voltadas para os lugares-comuns herdados de autores anteriores.
    2. Pode-se afirmar que um dos traços modernos de Euclides da Cunha é o compromisso com os problemas de seu tempo.
    3. A importância da obra de Lima Barreto situa-se no plano do conteúdo, a partir do qual se revela seu caráter polêmico; a linguagem descuidada, porém, revela pouca consciência estética, em virtude de sua formação literária precária.
    4. O estilo parnasiano permanece influenciando autores e caracterizando boa parte da obra poética escrita durante o período pré-modernista.
    5. Graça Aranha faz parte do conjunto mais significativo de escritores do Pré-Modernismo. Nos anos anteriores à Semana de Arte Moderna, Graça Aranha interveio a favor da renovação artística a que se propunham os escritores modernistas.

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