Vestibular - Questões sobre "O cortiço" de Aluísio Azevedo

1. (FUVEST-SP) "E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, e esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, a multiplicar-se como larvas no esterco."
O fragmento de O cortiço, romance de Aluísio Azevedo, apresenta uma característica fundamental do Naturalismo. Qual?
  1. Uma compreensão psicológica do Homem.
  2. Uma compreensão biológica do Mundo.
  3. Uma concepção idealista do Universo.
  4. Uma concepção religiosa da Vida.
  5. Uma visão sentimental da Natureza.
2. (F. Objetivo-SP) Analise o seguinte fragmento e responda:
"A primeira que se pôs a lavar foi a Leandra, por alcunha a Machona, portuguesa feroz, berradora, pulsos cabeludos e grossos..." (Aluísio Azevedo)
Descrição de personagens pela acentuação de caracteres biológicos e raciais é característica do:
  1. Romantismo.
  2. Realismo.
  3. Modernismo.
  4. Impressionismo.
  5. Naturalismo.
3. (FGV-SP) No romance O cortiço, Aluísio Azevedo estabelece uma forte ligação entre o meio em que vivem as personagens e sua vida material, moral e psicológica. Tal relação apoia-se nos princípios:
  1. do livre-arbítrio religioso.
  2. do determinismo científico.
  3. do sentimentalismo romântico.
  4. do culto à natureza.
  5. do ideário modernista.
4. (PUC-RS) A redução dos seres humanos ao nível animal, a natureza humana vista como uma selva onde os fortes, representados por João Romão, devoram os fracos, são princípios básicos do romance ..... de ..... .
  1. A mortalha de Alzira – Aluísio Azevedo.
  2. Memorial de Aires – Machado de Assis
  3. Casa de pensão – Aluísio Azevedo.
  4. O cortiço – Aluísio Azevedo.
  5. Esaú e Jacó – Machado de Assis.
5. (PUC-RJ) Estão relacionados, na primeira coluna, nomes de personagens de O Cortiço, de Aluísio Azevedo, e na segunda enunciados que podem caracterizá-las. Numere de forma a indicar a que personagem o narrador atribui qual característica:
( ) Rita Baiana1. amante de João Romão
( ) Firmo2. lutador de capoeira
( ) Jerônimo3. cavouqueiro português
( ) Pombinha4. a flor do cortiço
( ) João Romão5. proprietário do Cortiço
( ) Bertoleza6. amante de Jerônimo
( ) Miranda7. comerciante e comendador
  1. 1, 2, 5, 6, 3, 4, 7
  2. 4, 3, 2, 1, 7, 6, 5
  3. 6, 3, 5, 4, 7, 1, 2
  4. 4, 2, 7, 1, 5, 6, 3
  5. 6, 2, 3, 4, 5, 1, 7
6. (FMTM)
"Aquilo já não era ambição, era uma moléstia nervosa, uma loucura, um desespero de acumular, de reduzir tudo a moeda. E seu tipo baixote, socado, de cabelos à escovinha, a barba sempre por fazer, ia e vinha da pedreira para a venda, da venda às hortas e ao capinzal..."
Nesse retrato de João Romão, personagem de O Cortiço, patenteia-se a adesão de Aluísio Azevedo à estética naturalista
  1. na insistência em destacar as causas patológicas do comportamento, na preocupação com os detalhes de descrição do físico.
  2. no uso freqüente de hipérboles, na constância dos paradoxos na descrição do comportamento.
  3. no contraste entre a exacerbação dos sentimentos atribuídos à figura central e a simplicidade da pessoa física.
  4. na idealização dos motivos do comportamento, no embelezamento dos traços físicos mencionados na descrição.
  5. na preferência pela narração de episódios, desligados de qualquer ordenação cronológica.
7. (Unijui-RS) O Cortiço escrito em 1890 é considerada a obra-prima de Aluísio Azevedo. Escolha nas colocações que seguem a que melhor caracteriza a obra:
  1. um dos melhores retratos que já se levantaram do Brasil do II Império, em que a sobrevivência da estrutura colonial punha à mostra uma numerosa mostragem de portugueses enriquecidos a empolgar as posições de comando e uma região mal definida de pretos, mulatos e brancos em pleno processo de caldeamento e formação, constituindo o escalão mais inferior da sociedade;
  2. retrata a falência da sociedade patriarcal nordestina que, tendo por base sempre a atividade econômica açucareira, pouco se modificara desde os fins do século XVIII;
  3. reflete as transformações que afetaram a região da campanha na segunda metade do séc. XIX. Não há nele nenhum delineamento saudosista, ao contrário de outros textos ficcionais da época;
  4. no plano da temática, o rompimento com a tradição narrativa brasileira se dá pela inserção, ao longo dos relatos, de elementos inverossímeis;
  5. fixando a região de campanha, a obra descreve a crise e as divisões entre os estancieiros do sul do Brasil. O protagonista tenta colocar em prática certas idéias reformistas, mas fracassa em seus objetivos.
8. (CEETEPS-SP) Leia, com atenção, o texto abaixo.
"Jerônimo levantou-se, quase que maquinalmente, e, seguido por Piedade, aproximou-se da grande roda que se formara em torno dos dois mulatos. Aí, de queixo grudado às costas das mãos contra uma cerca de jardim, permaneceu, sem tugir nem mugir, entregue de corpo e alma àquela cantiga sedutora e voluptuosa que o enleava e tolhia, como à robusta gameleira brava o cipó flexível, carinhoso e traiçoeiro.
E viu a Rita Baiana, que fora trocar o vestido por uma saia. Surgir de ombros e braços nus, para dançar. A lua destoldara-se nesse momento, envolvendo-a com sua coma de prata, a cujo refulgir os meneios da mestiça melhor se acentuavam, cheios de uma graça irresistível, simples, primitiva, feita toda de pecado, toda de paraíso, com muito de serpente e muito de mulher."
Assinale a alternativa que identifica e caracteriza a obra de Aluísio Azevedo a que pertence o trecho lido.
  1. É um trecho de O mulato em que o autor faz uma crítica violenta aos preconceitos sociais e à decadência dos costumes da burguesia.
  2. Trata-se do romance O cortiço, que focaliza a vida de imigrantes e pequenos operários dividindo espaços num meio promíscuo e miserável.
  3. refere-se a um trecho de O cortiço em que o autor faz um aprofundamento psicológico na análise das personagens que vivem numa habitação coletiva.
  4. É um trecho de O mulato, considerado romance naturalista porque descreve sensualmente a mulata Rita Baiana com toda a sua força sedutora, fornecendo uma visão estática de uma situação apreendida fotograficamente em dado momento.
  5. É um trecho do romance Casa de pensão em que o autor dá local à descrição do ambiente coletivo onde um provinciano é envolvido pelos ardis e ciladas da cidade grande.

9. (UFRGS-RS) No romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, a sintonia com os ideais naturalistas é acentuada pela seguinte característica básica da história.
  1. personagem sobrepõe-se ao ambiente.
  2. coletivo sobrepõe-se ao individual.
  3. psicológico sobrepõe-se ao social.
  4. trabalho sobrepõe-se ao capital
  5. A força sobrepõe-se à razão.


- - - - - - - - -
Gabarito:

1 - b
2 - e
3 - b
4 - d
5 - e
6 - a
7 - a
8 - c
9 - b
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário